Você está aqui

Ucrânia

Nina Ivanova, de 67 anos, faz check-up na clínica móvel de MSF em Stepanivka, na Ucrânia. (Foto: Maurice Ressel)
Ucrânia
Paises em que MSF atua

Em 2019, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou prestando assistência médica na zona de conflito na Ucrânia Oriental e apoiando os programas contra hepatite C e tuberculose (TB) do Ministério da Saúde.

Por cinco anos, equipes móveis de MSF prestaram cuidados básicos de saúde e apoio psicossocial para pessoas que vivem perto da linha de frente no leste da Ucrânia. À medida que as unidades de saúde pública nas regiões afetadas pelo conflito do país retomavam gradualmente os serviços, começamos a transferir pacientes para o Ministério da Saúde para tratamento. No fim do ano, todos já recebiam atendimento na rede pública.

Tratamento para hepatite C no sul da Ucrânia

Em Mykolaiv, apoiamos o Ministério da Saúde no diagnóstico e tratamento de pessoas com hepatite C. Os pacientes são tratados com daclatasvir e sofosbuvir, medicamentos antivirais de ação direta e altamente eficazes. Em 2019, o apoio psicossocial e a educação em saúde ajudaram a melhorar a adesão ao tratamento e a combater o estigma e a discriminação. Este novo modelo de atendimento alcançou uma taxa de cura de 97,4%.

TB resistente a medicamentos (TB-DR)

Em 2019, o projeto que mantemos em Zhytomyr em parceria com o Ministério da Saúde iniciou uma pesquisa operacional para demonstrar que um modelo eficaz de tratamento para TB-DR pode ser implementado na Ucrânia. Envolve diagnósticos confiáveis, apoio psicológico e social e medicamentos totalmente orais mais novos e eficazes (bedaquilina e delamanida), que têm menos efeitos colaterais graves. Os pacientes passarão menos tempo no hospital e seus regimes de tratamento serão mais curtos, durando de nove a 12 meses.

MSF também está construindo um laboratório de última geração no ambulatório de TB, que será o primeiro na região com um nível tão avançado de segurança biológica.

MSF atua no país desde 1999.

Dados de 2018:
 

Consultas ambulatoriais
Consultas individuais de saúde mental
Pacientes que começaram o tratamento para TB-DR
19.900
5.440
510

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar