Você está aqui

Sérvia

Homem dentro de um armazém ferroviário abandonado usado por refugiados e migrantes como abrigo em Belgrado, Sérvia, em 05 de janeiro de 2017. (Foto: Marko Drobnjakovic)
Sérvia
Paises em que MSF atua

Em 2019, milhares de migrantes e refugiados tentaram cruzar os Balcãs na esperança de chegar a outros destinos europeus.

Em Belgrado, capital da Sérvia, Médicos Sem Fronteiras (MSF) manteve a gestão de uma clínica que oferece cuidados de saúde gerais, além de serviços de saúde mental, apoio social e atividades de água e saneamento para migrantes e refugiados. Entre janeiro e dezembro, realizamos 12 mil consultas médicas e 590 atendimentos individuais de saúde mental na cidade.

Nossas equipes também realizaram atividades de sensibilização em vários assentamentos informais em torno das cidades fronteiriças de Šid, Subotica e Kanjiža para pessoas que viviam fora dos centros de recepção sérvios. Oferecemos um total de 560 consultas médicas, 20 consultas individuais de saúde mental e 22 sessões de saúde mental em grupo.

Na segunda metade do ano, assistimos a um aumento do número de pessoas que chegaram à Bósnia-Herzegovina com a intenção de entrar na Croácia e seguir para oeste. Milhares tentaram cruzar a fronteira com a Croácia durante o verão e, às vezes, havia mais de 3.500 pessoas vivendo em assentamentos informais e edifícios abandonados ao redor das cidades fronteiriças de Velika Kladuša e Bihać.

Em colaboração com as autoridades médicas, retornamos à Bósnia para oferecer assistência médica e de saúde mental às pessoas que viviam fora dos acampamentos oficiais e no novo campo, Vučjak. Realizamos 3.560 consultas médicas. A maioria das doenças que tratamos estava ligada a más condições de vida – como doenças de pele, infecções do trato respiratório e dores musculoesqueléticas.

Nossas equipes também trataram 116 pacientes que sofreram violência física intencional. Destes, 104 (90%) relataram que os perpetradores eram autoridades estaduais ou de fronteira.

MSF atua no país desde 1991.

Consultas ambulatoriais
Consultas individuais de saúde mental
16.600
630

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar