Você está aqui

Líbano

Cuidado domiciliar fornecido por MSF em Burj al-Barajneh oferece conforto e alívio para pacientes como Amina Hamadi, que tem diabetes e sofre com a solidão e a depressão. ( Foto: Bruno De Cock/MSF)
Líbano
Paises em que MSF atua

Em um ano marcado por protestos em massa contra o governo em todo o Líbano, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou a oferecer cuidados de saúde gerais e especializados para comunidades de acolhimento, migrantes e refugiados.

As manifestações que ocorreram em 2019 foram as maiores em décadas em termos de número, distribuição geográfica e diversidade. Milhares de pessoas protestaram contra o sistema político libanês de intolerância, que alimentou anos de corrupção institucional, levando a uma economia estagnada, desemprego e acesso limitado a serviços básicos como eletricidade e água potável. A instabilidade econômica e impasse político levaram a uma inflação rápida. Como resultado, as condições de vida se deterioraram e os custos com saúde aumentaram, afetando as bordas mais vulneráveis da sociedade, sejam libaneses, migrantes ou refugiados.

No Líbano, o sistema de saúde é altamente privatizado e fragmentado, e os serviços médicos gratuitos são quase inexistentes. Garantir o acesso gratuito a cuidados de saúde gerais e especializados de alta qualidade tem sido o principal objetivo de MSF desde 2008.

Vale Bekaa

No Vale Bekaa, uma área com uma densa população de refugiados sírios, oferecemos serviços gerais de saúde nas clínicas de Arsal, Hermel, Baalbek e Majdal Anjar. Tratamos doenças crônicas não transmissíveis e fornecemos suporte de saúde mental e serviços de saúde sexual e reprodutiva, com foco na saúde materno-infantil em Majdal Anjar e Arsal. Em 2019, MSF estabeleceu parceria com o Ministério da Saúde Pública para implementar parte de sua estratégia nacional de saúde mental, estendendo as atividades do Programa de Ação de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS) para nossas clínicas Hermel e Arsal. O programa, conhecido como mhGAP (na sigla em inglês), visa garantir o acesso ao tratamento de transtornos mentais a mais pessoas, com clínicos gerais supervisionados e apoiados por psiquiatras.

Também mantivemos um programa especializado em pediatria em Zahle, que inclui consultas de emergência, cuidados intensivos pediátricos e tratamento para talassemia, no hospital governamental Elias Hraoui.

Em Bar Elias, fornecemos atendimento para feridas graves, com foco em pacientes queimados, e cirurgias eletivas essenciais para adultos e crianças.

Norte do Líbano e Akkar

Em Wadi Khaled, oferecemos assistência médica geral para comunidades locais vulneráveis, incluindo apoio à saúde mental, tratamento para doenças crônicas não transmissíveis e pediatria.

Nossas equipes em Tripoli e Al-Abdeh continuam oferecendo tratamento para doenças crônicas não transmissíveis, serviços de planejamento familiar e saúde mental. Como em Bekaa, estamos fazendo parceria com o Ministério da Saúde Pública para implementar o programa mhGAP da OMS.

Em 2019, iniciamos uma nova pesquisa operacional para testar a viabilidade do uso de uma combinação de medicamentos em dose fixa para pacientes com doenças cardiovasculares, especialmente aqueles que vivem em ambientes de refugiados.

Sul de Beirute

Nossos serviços no sul de Beirute incluem saúde sexual e reprodutiva, tratamento para doenças crônicas não transmissíveis e consultas de saúde mental no campo de refugiados de Shatila e em nossa clínica familiar no campo de Burj Barajneh. Também oferecemos serviços de maternidade em nossa clínica de parto no hospital da Universidade Rafik Hariri.

Sul do Líbano

Em Ein Al-Hilweh, um dos campos de refugiados palestinos mais populosos, nossa equipe opera um programa de atendimento domiciliar para pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e apoia a equipe médica no campo com treinamento de resposta de emergência para permitir que estabilizem os pacientes com lesões relacionadas à violência.

Consultas ambulatoriais
Consultas individuais de saúde mental
Partos assistidos
217.600
10.700
4.850

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar