Você está aqui

Honduras

Mulheres e bebês no exterior da clínica de saúde sexual e reprodutiva de MSF em Choloma, Honduras. (Foto: Christina Simons/MSF)
Honduras
Paises em que MSF atua

O programa de longo prazo de Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Honduras se concentra na assistência a vítimas de violência. Em 2019 também respondemos a um surto de dengue no norte do país.

Em 2019, MSF continuou a oferecer atendimento abrangente para vítimas de violência, incluindo violência sexual, na capital, Tegucigalpa. Nossas equipes oferecem tratamento médico para estupro, incluindo profilaxia pós-exposição para prevenir a infecção por HIV e hepatite B, e tratamento para outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis. Aconselhamento, terapia de grupo e primeiros socorros psicológicos também estão disponíveis.

Em uma clínica materno-infantil em Choloma, outra equipe realiza partos e oferece planejamento familiar, consultas pré e pós-natal e apoio psicológico a vítimas de violência, incluindo violência sexual. Equipes de promoção de saúde nesta cidade industrial visitam locais como fábricas e escolas para ampliar a conscientização sobre os serviços da clínica e fornecer informações sobre saúde sexual e reprodutiva para adolescentes.

Continuamos defendendo o acesso ao atendimento médico abrangente para vítimas de violência sexual em Honduras, onde a anticoncepção de emergência ainda é proibida.

Durante oito meses em 2019, respondemos a uma emergência de dengue no norte, principalmente no setor de Cortés. Em fevereiro, enviamos uma equipe para auxiliar a unidade pediátrica de dengue do Hospital Nacional Mario Catarino Rivas, na cidade de San Pedro Sula. Entre fevereiro e abril, como o número de casos continuava aumentando, fizemos a triagem dos pacientes com febre, encaminhando-os rapidamente para a unidade de dengue. Também implantamos equipes em quatro centros de saúde em Choloma, para cuidar de pacientes que não precisavam de internação no hospital.

Consultas ambulatoriais
Consultas individuais de saúde mental
Pessoas tratadas após incidentes de violência sexual
42,500
5,170
350

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar