Você está aqui

Costa do Marfim

Grávidas aguardam consulta de pré-natal na maternidade do hospital de Katiola, na Costa do Marfim. (Foto: Jean-Christophe Nougaret/MSF)
Costa do Marfim
Paises em que MSF atua

Apoiar as autoridades de saúde locais para que assumissem nossas atividades em Katiola foi o foco principal de Médicos Sem Fronteiras (MSF) na Costa do Marfim em 2019.

O sistema de saúde da Costa do Marfim recupera-se lentamente da crise política e militar que assolou o país de 2002 a 2010. Em decorrência do alto índice de mortes durante gravidez e parto, o Ministério da Saúde priorizou a saúde materna, oferecendo-a gratuitamente para todas as gestantes. Contudo, restrições orçamentárias, medicamentos em falta no estoque e carência de profissionais treinados significam que o acesso a serviços de boa qualidade para mulheres e seus recém-nascidos nem sempre é garantido.

Por cinco anos, apoiamos o ministério nas áreas rurais da região de Hambol, no centro da Costa do Marfim, trabalhando na maternidade, enfermaria de neonatologia e centro cirúrgico no hospital de referência de Katiola. Em 2019, internamos 700 recém-nascidos para tratamento e fortalecemos o sistema de encaminhamento para emergências obstétricas e neonatais. Também apoiamos os hospitais Dabakala e Niakara e seis centros de saúde.

A fim de reduzir a transmissão perinatal da hepatite B, colaboramos com o Ministério da Saúde para introduzir a vacinação sistemática imediatamente após o nascimento em todas as unidades apoiadas por MSF da região. Um total de 3.150 recém-nascidos foram vacinados contra hepatite B em 2019.

Tendo em vista os níveis relativamente baixos de atividade, o número decrescente de complicações obstétricas e as perspectivas limitadas de desenvolvimento, decidimos transferir progressivamente todas as nossas atividades no país para as autoridades de saúde locais. Encerramos o apoio aos centros de saúde em abril, à maternidade em junho e ao centro cirúrgico e enfermarias neonatais no fim do ano.

Partos assistidos
Cesarianas
3.490
510

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar