Você está aqui

Bangladesh

Jahura chegou ao acampamento Tasnimarkhola, em Bangladesh, depois de caminhar por seis dias vindo de Mianmar com seu marido, sua sogra de 100 anos de idade e seus seis filhos. ( Foto: Mohammad Ghannam/MSF)
Bangladesh
Paises em que MSF atua

Médicos Sem Fronteiras (MSF) continua trabalhando para responder às necessidades médicas e humanitárias dos refugiados rohingyas e das comunidades vulneráveis de Bangladesh, e enfrentar as lacunas de assistência à saúde no distrito de Kamrangirchar, em Dhaka.

No final de 2019, MSF continuou sendo um dos principais prestadores de assistência médic0-humanitária para os apátridas rohingyas. Aproximadamente um milhão de rohingyas vivem no maior campo de refugiados do mundo, em Cox's Bazar. Mais de dois anos após a emergência inicial, as pessoas ainda vivem nos mesmos abrigos superlotados e feitos basicamente de bambu, totalmente dependentes de ajuda e com pouca esperança no futuro. Surtos de doenças transmitidas pela água e preveníveis por vacinas, como sarampo, diarreia aquosa aguda e difteria, são uma permanente ameaça.

Ao longo de 2019, as equipes de MSF concentraram esforços na melhoria da qualidade e na ampliação do alcance de nossos serviços de saúde, trabalhando em estreita colaboração com a comunidade de refugiados para melhor entendermos suas necessidades e criar confiança em nossos serviços. Isso resultou em um aumento significativo do número de pessoas, principalmente mulheres, frequentando nossas instalações. Mais mulheres estão dando à luz em nossas maternidades e 2.670 partos foram realizados em todas as nossas instalações em Cox's Bazar.

Começamos a ajustar nossas atividades para garantir a sustentabilidade a longo prazo e repassamos uma série de instalações para organizações locais, incluindo uma extensa rede que usa energia solar para alimentar o fornecimento de água potável. No final de 2019, administrávamos três hospitais, três centros de saúde geral, um posto de saúde, duas clínicas especializadas e quatro unidades de resposta a surtos. Estes fornecem uma variedade de serviços de internação e ambulatório, incluindo cuidados de emergência e intensivos, pediatria, obstetrícia, cuidados de saúde sexual e reprodutiva, bem como tratamento para sobreviventes de violência sexual e pacientes com doenças não transmissíveis, como diabetes e hipertensão. Nossas equipes comemoraram o 10º aniversário do hospital de campo Kutupalong, que atende refugiados rohingyas e a comunidade local de Bangladesh desde sua inauguração, em 2009.

Os refugiados rohingyas lutam contra o desemprego, as péssimas condições de vida e um sentimento de desesperança, associado a memórias traumáticas; temos visto um número crescente de pessoas com problemas de saúde mental em nossas instalações. Expandimos nossos serviços de saúde mental em resposta às necessidades em evolução e mais pessoas estão participando de nossas sessões de aconselhamento individual e em grupo. Em Cox’s Bazar, MSF continua sendo o maior fornecedor de atendimento psiquiátrico especializado para refugiados rohingyas e os habitantes de Bangladesh que sofrem de transtornos mentais como psicose, ansiedade e epilepsia.

Kamrangirchar

Nossas equipes em Dhaka continuam gerindo o único programa de saúde ocupacional em Kamrangirchar, uma área no centro da cidade, próximo a centenas de fábricas de pequena escala. Oferecemos atendimento médico adaptado às necessidades das pessoas que trabalham lá em condições que são muitas vezes extremamente perigosas.

Em 2019, realizamos 10.500 consultas de saúde ocupacional para trabalhadores de fábricas e iniciamos um novo posto móvel de saúde especificamente para trabalhadores de curtumes. Também administramos serviços de saúde sexual e reprodutiva para meninas e mulheres, realizando quase 11.500 consultas pré-natais e assistindo 700 partos durante o ano, e oferecendo tratamento integral a sobreviventes de violência sexual e violência por parceiro íntimo, com apoio integrado de saúde mental.

Consultas ambulatoriais
Consultas individuais de saúde mental
Partos assistidos
Litros de água clorada distribuídos
556.300
27.700
3.400
388 milhões

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar