Foto: Samuel Sieber/MSF

Transparência e Prestação de Contas

A MSF é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que assume o compromisso de destinar 80 por cento de todos os recursos angariados às atividades de ajuda humanitária que leva a cabo nos seus projetos com as populações.

Os restantes 20 por cento destinam-se a despesas administrativas e são reinvestidos em ações de angariação de fundos.

O uso dos recursos da MSF é rigorosamente controlado e publicamos anualmente os relatórios financeiros auditados de todos os nossos escritórios internacionais. As informações detalhadas da atividade da organização podem ser conhecidas no site, na secção do relatório anual de atividades.

Origem dos nossos recursos

Gráfico origem dos recursos MSF em 2022

Como aplicamos os nossos recursos

Gráfico aplicação dos recursos MSF em 2022

Onde os aplicamos

Gráfico regiões onde aplicamos os nossos recursos em 2022

* A missão social inclui todos os custos relacionados com as atividades de terreno; o apoio médico e operacional da sede alocado diretamente a estas ações; e as atividades de sensibilização.

Atividades em números

12 592 800

Consultas ambulatórias

1 628 600

Pessoas vacinadas contra o sarampo, em resposta a surtos

Contexto das atividades

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é composta de 23 escritórios nacionais principais, em África do Sul, África Oriental (Quênia), Alemanha, América Latina (Argentina), Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Hong Kong, Itália, Japão, Luxemburgo, Noruega, Reino Unido, Suécia e Suíça, também tem filiais na China, Cingapura, Colômbia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Finlândia, Índia, Irlanda, Líbano, México, Nova Zelândia, República Tcheca, Rússia, Taiwan e Uruguai. MSF Internacional está sediada em Genebra, Suíça.

A busca da eficiência levou MSF a criar nove entidades, chamadas “satélites”. Esses satélites fornecem atividades específicas para o benefício do movimento de MSF e/ou entidades de MSF, tais como suprimentos de ajuda humanitária, pesquisa epidemiológica e médica, serviços de tecnologia da informação, arrecadação de fundos, gerenciamento de instalações e pesquisa sobre ação humanitária e social. Como essas entidades são controladas pela organização, elas estão incluídas no escopo do Relatório Financeiro Internacional de MSF e nos números aqui apresentados.

Esses números descrevem as finanças de MSF, combinadas em nível internacional.

Os números internacionais combinados de 2020 foram preparados de acordo com o Swiss GAAP FER/RPC e auditados pela firma de contabilidade da Ernst & Young.

Relatórios anuais

A Médicos Sem Fronteiras publica todos os anos um Relatório Financeiro, com um balanço dos gastos dos 21 escritórios da organização e de entidades associadas. Os relatórios são redigidos de acordo com as normas de contabilidade da MSF, em conformidade com as regras de International Financial Reporting Standards (IFRS). Toda a contabilidade da MSF passa por uma auditoria anual.

 

Financeiros

O relatório auditado da MSF oferece uma visão transparente e global do trabalho da organização. No documento, são definidas as diferentes categorias de receita e de despesa, bem como as formas de obtenção de receita e os gastos da MSF.

Clique aqui para aceder.

Atividades

O relatório anual de atividades da MSF detalha a ação da organização em cada país e os principais desafios enfrentados nesse ano, além de disponibilizar informações financeiras e operacionais globais.

Clique aqui para aceder.

Agora que já sabe um pouco sobre a MSF, que tal conhecer a nossa história completa?