Saúde mental

Nossas equipes ofereceram cuidados relacionados a trauma nos 143 projetos de saúde mental que mantivemos em 49 países em 2016.

Durante e após situações de emergência, as pessoas estão mais propensas a sofrer de uma série de problemas de saúde mental. Alguns desenvolvem novos transtornos mentais após uma emergência, enquanto outros experimentam sofrimento psíquico. Aqueles com transtornos mentais pré-existentes muitas vezes precisam de mais ajuda do que antes. Esse apoio deverá ser fornecido para as pessoas de maneira a respeitar a sua dignidade, sua cultura e suas habilidades.

1.

Definição

Segundo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental se refere a uma ampla gama de atividades direta ou indiretamente relacionadas à promoção do bem-estar, à prevenção de transtornos mentais e ao tratamento e reabilitação de pessoas afetadas.

Estresse, depressão e ansiedade podem deixar muitas pessoas sem poder de ação justamente no momento em que precisam agir por elas mesmas e por suas famílias. Cuidados de saúde mental também são parte dos serviços oferecidos para pessoas vivendo com HIV/Aids, pacientes com tuberculose, desnutrição, vítimas de violência sexual e durante surtos de doenças e desastres naturais.

Os cuidados de saúde mental oferecidos por MSF têm como principal objetivo oferecer apoio às pessoas expostas a determinadas situações de estresse e melhorar seus mecanismos de enfrentamento. Frequentemente, esse trabalho é realizado por conselheiros locais especialmente treinados por MSF. Psicólogos e psiquiatras da organização oferecem suporte técnico e supervisão clínica.

Quando apropriado, serviços de aconselhamento de MSF podem reforçar ou complementar a abordagem dos programas de cuidados de saúde mental já existentes em comunidades locais. MSF também fornece primeiros socorros psicológicos (Psychological First Aid ou PFA) para pessoas expostas a vários eventos (migração, violência, guerra, etc.).

Ao mesmo tempo, clínicos especializados tratam doenças mentais graves, em locais onde não existem sistemas, situações deploráveis e nenhuma estrutura governamental.

2.

Tratamento

As pessoas buscam ajuda por muitas razões – a agonizante perda de um filho em um terremoto, o trauma de sofrer violência sexual, a captura em meio a um conflito violento. Os profissionais de saúde mental de MSF ouvem essas histórias e ajudam os pacientes a encontrar maneiras de lidar com elas para que possam seguir com suas vidas. As necessidades são grandes e MSF continua ampliando seus programas de saúde mental. A MSF incorporou recentemente a saúde mental no manejo de doenças não transmissíveis como diabetes, asma e hipertensão para ajudar aqueles que modificam seus tratamentos e ajudam a entender melhor suas doenças.

Tratar pessoas com distúrbios graves continua sendo um desafio para as equipes de MSF, dada a complexidade do gerenciamento de medicamentos psiquiátricos. Aumentar a capacidade das equipes para tratar essas doenças continua sendo uma prioridade para MSF.

3.

Atividades

Em 1998, MSF reconheceu formalmente a necessidade de implementar intervenções de saúde mental e psicossocial como parte de seu trabalho em diversos contextos. Para pessoas que vivenciaram eventos traumáticos (catástrofes, conflitos armados, desastres naturais) ou que lidam com processos de enfermidade (epidemias e exclusão do acesso a saúde), as consequências psicológicas podem ser graves.

Os cuidados de saúde mental oferecidos por MSF têm como principal objetivo oferecer apoio às pessoas expostas a determinadas situações de estresse e melhorar seus mecanismos de enfrentamento. Frequentemente, esse trabalho é realizado por conselheiros locais especialmente treinados por MSF. Psicólogos e psiquiatras da organização oferecem suporte técnico e supervisão clínica.

Quando apropriado, serviços de aconselhamento de MSF podem reforçar ou complementar a abordagem dos programas de cuidados de saúde mental já existentes em comunidades locais. MSF também fornece primeiros socorros psicológicos (Psychological First Aid ou PFA) para pessoas expostas a vários eventos (migração, violência, guerra, etc.). Ao mesmo tempo, clínicos especializados tratam doenças mentais graves, em locais onde não existem sistemas, situações deploráveis e nenhuma estrutura governamental.

Em 2016, MSF ofereceu 229.000 consultas individuais e conduziu 53.300 sessões de grupo de saúde mental.

Esta página foi atualizada em janeiro de 2018.

 

Volte e continue navegando pelas atividades médicas em que MSF atua em mais de 80 países.