Médico(a) UTI - Paraíba

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma Organização Humanitária Médica Internacional que leva Ajuda Médico-Humanitária às Populações em Perigo e às Vítimas de Desastres de Origem Natural ou Humana e de Situações de Conflito, sem qualquer Discriminação Racial, Religiosa, Filosófica ou Política.

CONTRATA, para seu PROJETO no contexto de EMERGÊNCIA SANITÁRIA pelo COVID-19: Médico (a) UTI – Paraíba

LOCAL DE TRABALHO: Patos – PB

OBJETIVO DO CARGO

Médicos Sem Fronteiras no Brasil, convoca 1 médico(a) – UTI para apoiar sua Missão de Emergência COVID-19 na Paraíba.

PROPÓSITO

Apoiar o atendimento médico hospitalar a pacientes COVID-19 em UPAs, cuidados semi-intensivos e unidades de terapia intensiva de acordo com conhecimentos médicos adaptados e atualizados, protocolos MSF, valores e padrões universais de higiene para melhorar as condições de saúde dos pacientes/beneficiários.

RESPONSABILIDADES:

1. Apoiar as equipes médicas e paramédicas do Ministério da Saúde para melhorar a qualidade do atendimento da unidade, assegurando que protocolos científicos e atualizados sejam seguidos na unidade, fornecendo orientação clínica à equipe e motivando a colaboração entre os médicos e a equipe multidisciplinar.

2. Avaliar os protocolos e ferramentas existentes na unidade e fazer as modificações apropriadas em caso de necessidade, treinando o pessoal tanto formalmente quanto à beira do leito sobre os novos procedimentos.

3. Assegurar que o paciente e/ou sua família sejam informados sobre a doença e recebam explicações apropriadas sobre o tratamento a ser seguido, verificando se compreenderam.

4. Acompanhar a evolução dos pacientes hospitalizados em colaboração com os médicos do Ministério da Saúde da unidade, através de visitas diárias, consultas e exames, orientando as decisões se os pacientes podem ter alta ou ser transferidos para outros departamentos e informando seus familiares sobre a evolução do paciente.

5. Apoiar as equipes do Ministério da Saúde para verificar e controlar a distribuição racional de medicamentos e equipamentos e a qualidade, desinfecção e esterilização do material médico. Assegura o cumprimento geral das normas de higiene permanentes e o uso de EPI.

6. Apoiar a coleta e análise de dados epidemiológicos, verificando sua validade e informando o gerente da unidade, gerente de linha ou coordenador do projeto sobre qualquer problema ou complicação da doença do paciente, erro médico e monitora o bom funcionamento do departamento, equipamento ou material.

7. Assegurar o treinamento contínuo da equipe multidisciplinar médica/paramédica a fim de otimizar a qualidade do atendimento.

8. Conhecer e assegurar que todos os protocolos médicos dos MSF sejam seguidos e implementados, verificando as precauções universais são sempre seguidas e reduzindo os riscos de risco biológico e melhorando o controle de infecções. Assegura que o sigilo profissional seja respeitado.

REQUISITOS:

§ Essencial: Diploma universitário em medicina com residência em qualquer uma das seguintes:

– Anestesiologia;

– Cuidados Intensivos;

– Infectologia;

– Pneumologia;

– Medicina Interna (Clínica Médica).

§ Experiência mínima de 2 anos como Médico em uma UTI ou ambiente de sala de emergência (pode estar dentro do treinamento de residência)

§ Português: essencial

§ Inglês: desejável

§ Conhecimento essencial de informática (word, excel)

Para os candidatos residentes fora da cidade, MSF cobre toda logística e hospedagem.

COMPETÊNCIAS:

Gestão de Pessoas, Compromisso, Flexibilidade, Resultados, Trabalho em Equipe.

COMO PROCEDER:

Interessados deverão encaminhar o currículo com o assunto no e-mail MED-UTI-PB-011 para: Recrutamento.msf.ceara@gmail.com

Data Limite para envio dos Currículos: 24 de Junho de 2021.

Para garantir a segurança de todos, solicitamos, aos candidatos a utilização de máscaras de proteção durante todo o processo seletivo presencial.