Dúvidas sobre a MSF

Foto: Nduati Mambo

As dúvidas mais comuns sobre a MSF têm resposta nas FAQ abaixo. Se não encontrar a informação que procura, envie-nos uma mensagem com a sua dúvida.

Como a MSF surgiu?

A Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional criada em 1971, em França, por jovens profissionais da medicina e do jornalismo.

Desde então, a MSF leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, migrações, ou sem qualquer acesso a assistência médica.

Além disso, a organização tenta chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas a quem presta auxílio nos seus projetos, dando visibilidade a situações que não podem continuar a ser negligenciadas.

Saiba mais sobre a MSF aqui: https://msf.org.pt/quem-somos/

 

Onde a MSF trabalha?

Atualmente,  a MSF trabalha em mais de 70 países. Este número varia de acordo com a quantidade de projetos que são iniciados e encerrados a cada ano.

Como vocês escolhem os países onde trabalham?

A decisão sobre os locais onde realizamos projetos é sempre pautada pelas necessidades de saúde da população, e não por opiniões políticas, ideológicas ou religiosas, ou ditada por interesses económicos. Para decidir pela abertura de um projeto, profissionais experientes da organização realizam uma avaliação in loco, por meio da qual analisam as condições de saúde da população; as instituições/organizações presentes; o possível papel da MSF no local, entre outros fatores. É feito um planeamento e, então, o projeto é iniciado. Procedemos de maneira semelhante para definir o encerramento dos nossos projetos.

Quem são as pessoas atendidas pela MSF?

A MSF leva assistência médico-humanitária a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, migrações e exclusão no acesso à saúde.

Saiba mais neste link: https://msf.org.pt/o-que-fazemos/contextos-de-trabalho/

Como posso ajudar a MSF?

Pode ajudar a MSF de várias formas, por exemplo, fazendo donativos, divulgando o nosso trabalho junto da sua rede de familiares e amigos e angariando fundos para a concretização dos nossos projetos.

Saiba mais aqui.

A MSF aceita donativos de materiais, medicamentos ou alimentos?

Em caso de respostas a emergências, rapidez e eficiência são chave para salvar vidas. É por este motivo que a MSF não aceita donativos de bens, produtos e materiais, como equipamento médico, medicamentos, alimentos ou outros para os seus projetos no terreno. Um dos principais motivos pelo qual a MSF é tão eficiente a salvar vidas prende-se com a nossa capacidade, agilidade e rapidez de resposta. Depois de décadas de experiência, desenvolvemos kits especializados e padronizados, pré-preparados e embalados, que estão prontos para envio a qualquer momento. Estes kits, já testados e validados, contêm o material adaptado às necessidades do trabalho das nossas equipas e podem chegar-lhes de forma muito mais rápida e eficiente do que se tivéssemos de gerir um processo de recolha em cada momento, considerando a seleção, separação, embalagem e envio dos diferentes tipos de produtos.

O site da MSF é seguro? Posso colocar os meus dados sem problemas ?

O site é seguro e os dados são criptografados. Informamos que a MSF não partilha com terceiros os dados de quem faz donativos. Todos os dados que são inseridos no nosso site são para uso exclusivo da organização.

Veja a política de privacidade da MSF e os termos de utilização do site.

Uma pessoa que diz trabalhar para a Médicos Sem Fronteiras pediu-me dinheiro. Podem verificar se esta pessoa trabalha para a MSF?

Para a segurança dos nossos trabalhadores, não podemos confirmar publicamente se uma pessoa trabalha connosco. Também não fornecemos informações pessoais sobre os trabalhadores da MSF sem a devida autorização. No entanto, temos recebido denúncias de fraudes aplicadas por pessoas que usam o nome da Médicos Sem Fronteiras de forma abusiva e enganosa para pedir dinheiro, principalmente nas redes sociais e em sites de encontros online.

Se uma pessoa que diz ser membro da Médicos Sem Fronteiras a/o contactar através das redes sociais, de outros sites ou por outros meios, a pedir dinheiro para arcar com custos de viagens, custos de férias ou outras formas de assistência, é muito provável que se trate de uma tentativa de fraude. A MSF paga todos os custos com viagens, alojamento e alimentação das nossas equipas de terreno.

Também nunca pedimos pagamento para participar nos nossos processos de recrutamento. E os membros das nossas equipas não solicitam fundos, em nome dos nossos pacientes, para realizar procedimentos médicos.

Em caso de dúvidas pode ainda entrar contacto connosco atráves dos nossos canais oficiais, que pode verificar aqui: https://msf.org.pt/contacto/

Não encontrou o que procurava? Clique no botão abaixo para pesquisar.