Conexões Belo Horizonte

Conexões Belo Horizonte

Conexões MSF é um evento que reúne conversas, exposições, filmes, grafite, música, teatro e um seminário para você se conectar com o trabalho humanitário que a organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) realiza em cerca de 70 países.

Pela primeira vez em Belo Horizonte, o evento acontece em diversos locais. Segue abaixo a programação completa:

04/08 – SÁBADO
Seminário de Jornalismo – “Ajuda humanitária em pauta: como cobrir conflitos armados, desastres naturais e epidemias”
Local: SESC Palladium – Teatro de Bolso Júlio Mackenzie
Horário: 9h às 18h

As diversas questões que envolvem a cobertura de crises humanitárias serão discutidas por profissionais de MSF, como Luiz Fernando Godinho, porta-voz do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur) e jornalistas convidados.
As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas. Veja como participar aqui.

08/08 – QUARTA-FEIRA
Evento de abertura
Local: Shopping Pátio Savassi – Teatro
Horário: 19:30

Para marcar a chegada do Conexões à Belo Horizonte, haverá uma apresentação teatral com a Cia de Teatro Luna Lunera. Na sequência, será exibido o filme “Desculpe, ME Afoguei”, seguido por um debate com a profissionais de MSF. Teremos um(a) convidado(a) especial para mediar a conversa que terá como tema o trabalho da organização e as atividades que acontecerão durante o Conexões em Belo Horizonte.

DE 08 à 22/08
Exposição fotográfica “Conexões”
Local: Shopping Cidade – Piso GG
Horário: Segunda a sábado | 09h às 22h
Domingo e Feriado | 14h às 20h

DE 08/08 A 22/08
Exposição “Pessoas em Movimento”
Local: Shopping Pátio Savassi (Próx. à entrada do Teatro)
Horário: De segunda a sábado | 10h às 22h
Domingo e Feriado | 14h às 20h

09/08 – QUINTA-FEIRA
Exibição do filme “Affliction – O Ebola na África Ocidental”
Local: Shopping Pátio Savassi – Teatro
Horário: 19h30

Profissionais de MSF responderão às perguntas do público após a sessão.

Debate “Desafios na Atenção em Saúde para a Doença de Chagas”
Local: UFMG – Faculdade de Medicina –Sala 340
Horário:10h

A doença de Chagas afeta de dois a cinco milhões de brasileiros, a maioria convivendo com sua fase crônica, porém menos de 20% teve acesso ao diagnóstico e conhece sua real condição. A doença está longe de ser um problema de saúde pública superado, apesar de constantemente negligenciado nas esferas política, científica, acadêmica e social. Este debate pretende discutir os desafios para a ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento, integral e integrado, na atenção básica de saúde com base no Novo Consenso Brasileiro em Doença de Chagas, no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para doença de Chagas, que estará em consulta pública e na pesquisa de MSF e Fiocruz “Avaliação participativa sobre a situação do acesso ao diagnóstico e tratamento da doença de Chagas no Brasil”.

Debate “Os limites da escolha: a emergência dos fluxos migratórios mistos no contexto Latino-Americano”
Local: PUC Minas – Praça da Liberdade Av. Brasil, 2023 – bairro Funcionários 1º andar – auditório
Horário: 17h

Nas últimas décadas, Venezuelanos, Colombianos, Haitianos, Hondurenhos e outros latino-americanos vêm emigrando por situações diversas de instabilidade, que por vezes têm raízes econômicas, climáticas e políticas profundamente imbricadas.  A mesa tem o objetivo de discutir o panorama atual da mobilidade humana na América Latina, sob uma perspectiva Sul-Sul, e as dificuldades crescentes em discernir as migrações forçadas daquelas tradicionalmente chamadas “voluntárias”. Nesse sentido, pretende-se debater quais os desafios que os fluxos mistos nos colocam e de que forma nossos países vem adaptando seus mecanismos de proteção para essas novas categorias de deslocados.

10/08 – SEXTA-FEIRA
Trabalhe com MSF
Local: UFMG – Salão Nobre da Faculdade de Medicina
Horário: 14h

Local: Shopping Pátio Savassi – Teatro
Horário: 19h30

O recrutador e gestor de carreira e Profissionais de MSF responderão a dúvidas sobre o trabalho com MSF e explicarão o processo de recrutamento. Para participar, inscreva-se aqui.

11/08 – SÁBADO
Contação de histórias
Local: Shopping Del Rey
Horário: 16h

Essa atividade voltada para as crianças apresenta enredos adaptados e inspirados no trabalho de MSF pelo mundo. As histórias serão apresentadas pela Cia AbraPalavra.

Diário de Arte
Local: a definir
Horário: 11h

Baseado em relatos de profissionais de Médicos Sem Fronteiras sobre suas experiências em projetos nos quais atuaram pelo mundo, o Diário de Arte consiste em transformar essas memórias em intervenção urbana, a partir do talento de artistas convidados. Com isso, os relatos ganham forma e cor e contextualizam as realidades enfrentadas, os desafios existentes e as conquistas alcançadas.

No Conexões Belo Horizonte, o grafite será inspirado na saúde das mulheres refugiadas atendidas por MSF. Em Belo Horizonte, a produção será da graffiteira Criola.

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print